Professores de dança qualificados possuem um olhar mais apurado para o seu desenvolvimento, conseguem enxergar os erros com clareza e também preparar uma aula coerente para você e os demais alunos da turma. Sendo assim, um professor de dança com a qualificação certa te levará a menos riscos e sim a desafios com o seu corpo.
Sempre quando vamos iniciar alguma atividade para fazer queremos, ou ao menos deveríamos, saber quem está por trás dela, afinal, sempre rola aquela pergunta, quem vai ser meu professor?
Cada pessoa tem um processo de formação diferente, uns fazem desde criança, outros começam depois de adultos mas o que importa no momento é “essa pessoa é qualificada para me dar as aulas?” E aqui na dança, não será diferente. A formação do professor sempre será refletida em suas aulas, principalmente quando falamos de corpo a qualificação deve ser levada mais a sério, afinal estamos falando de onde você mora.
Pontos importantes para analisar em um professor de dança:
- Respeito ao seu corpo
Um professor qualificado jamais irá pedir para você ir além do seu limite corporal, todos nós temos limitações, exigi-las além do que se consegue é um caminho para lesões.
- Te leva para o caminho
Muito da dança ainda vem pelo copia e cola, mas será que existe um caminho que não precisa ser necessariamente todo copiado? Sim, existe. O professor tem que instigar você a pensar no que está fazendo, a consciência corporal é um caminho para o entendimento do seu corpo por você mesmo e não pela análise do outro.
- O caminho é lento
Sabemos que o processo de formação em dança varia em torno de 10 anos, como de um ano para o outro você já está nas pontas? No caso do ballet, por exemplo. Tudo no começo é lento para que você possa entender o movimento em sua totalidade, aos poucos as aulas começam a ficar mais dinâmicas e com maior variedade de exercícios. Por tanto, você não se forma em 5 anos, em 1 ano você não vai para as pontas e assim por diante. Tenha calma e paciência com o processo.
Esses pontos servem para refletirmos sobre quem estará nos ensinando e a maneira como o conteúdo será passado. Todo e qualquer exercício mal passado ou elaborado pode dar margem a lesões em nosso corpo e que podem permanecer conosco pelo resto da vida. A aula experimental serve para você conhecer quem está à frente da sua atividade, aproveite e preste atenção em toda a aula 😉